Produções de Ícaro |
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ISSN 1982-3657
Jacqueline Montalvão Etinger de Araujo - Lusófona - jac_montalvao@yahoo.com.br2
Luziete Rodrigues Santos UFC– luzieterodriguessantos@yahoo.com.br3
Guadalupe de Moraes Santos – FSLF - gradalupe.silva@hotmail.com4
RESUMO: O presente artigo tem o propósito de relacionar a arteterapia como possibilidade de “cura” do SER a partir da descoberta e do desenvolvimento do processo criativo, levando o sujeito a ser autor de sua trajetória. O trabalho foi desenvolvido com crianças repetentes de uma escola pública com o objetivo de potencializar o processo criativo do ser, como caminho para um aprendizado saudável, utilizando os recursos da arteterapia em oficinas criativas (ALLESSANDRINI,1996), trabalhando a percepção do corpo, seus movimentos, pulsões, limites e possibilidades; desenvolvendo a autonomia do sujeito frente ao seu aprendizado a partir do criativo; proporcionando ao sujeito, através das oficinas criativas, o contato com as funções importantes para o desenvolvimento do aprendizado: Percepção, análise, síntese,
antecipação, concentração.
PALAVRAS-CHAVE: Arteterapia, Educação, Processo criativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário