sábado, 29 de março de 2014

Possibilidade de atuação profissional a partir do "Segredo da Lagartixa"

Caminhos e Possibilidades através da Psicopedagogia e Arteterapia

Caminhos e Possibilidades através da Psicopedagogia e Arteterapia tem como proposta divulgar os trabalhos publicados com essa temática , além de servir ao público em geral seja dialogando com pais e profissionais , seja trocando experiências. Contem comigo!!!

Manudala: Uma história de elaborações e conquistas através da arteterapia

               

Néclea Dantas de Carvalho UFS– neclea@hotmail.com
Cassia de Fátima Silva Souza FJVE– cassiaproject@yahoo.com.br

EIXO 4
EIXO TEMÁTICO: Formação de Professores, Memórias e Narrativas

RESUMO
O presente trabalho aborda o tema “Arteterapia: um caminho de (re) significações e possibilidades”. Esse trabalho objetiva mostrar como a história de vida de Manudala, pode contribuir para o processo de “cura” do SER, a partir do trabalho vivenciado nas oficinas criativas. (ALLESSANDRINI, 1996). Para tanto, no presente escrito será apresentado a arteterapia relacionada a analise da trajetória de uma professora, Manu Dala, vivenciada na construção do álbum pessoal da calatônia, da escrita criativa e das vivencias em algumas oficinas criativas, registrando o desvelar do processo criativo na “cura” do SER.

Palvras-chave: História de vida, arteterapia, processo criativo

ARTIGO COMPLETO

TRILHANDO CAMINHOS, CONSTRUINDO APRENDIZAGENS: A ARTETERAPIA COMO POTENCIALIZADORA DO PROCESSO CRIATIVO


Produções de Ícaro

IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade ISSN 1982-3657 

Néclea Dantas de Carvalho – UFS - neclea@hotmal.com1
Jacqueline Montalvão Etinger de Araujo - Lusófona - jac_montalvao@yahoo.com.br2
Luziete Rodrigues Santos UFC– luzieterodriguessantos@yahoo.com.br3
Guadalupe de Moraes Santos – FSLF - gradalupe.silva@hotmail.com4


RESUMO: O presente artigo tem o propósito de relacionar a arteterapia como possibilidade de “cura” do SER a partir da descoberta e do desenvolvimento do processo criativo, levando o sujeito a ser autor de sua trajetória. O trabalho foi desenvolvido com crianças repetentes de uma escola pública com o objetivo de potencializar o processo criativo do ser, como caminho para um aprendizado saudável, utilizando os recursos da arteterapia em oficinas criativas (ALLESSANDRINI,1996), trabalhando a percepção do corpo, seus movimentos, pulsões, limites e possibilidades; desenvolvendo a autonomia do sujeito frente ao seu aprendizado a partir do criativo; proporcionando ao sujeito, através das oficinas criativas, o contato com as funções importantes para o desenvolvimento do aprendizado: Percepção, análise, síntese, 
antecipação, concentração. 
PALAVRAS-CHAVE: Arteterapia, Educação, Processo criativo. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...