quinta-feira, 19 de junho de 2014

Possibilidades de crescimento a partir da arteterapia: Um recorte do caso da jovem com tricotilomania.


Observações sobre o processo arteterapêutico


(...) a utilização de recursos artísticos em contexto terapêutico, baseando-se na percepção de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor na qualidade de vida das pessoas. Age a serviço das leias da necessidade interior do Homem e facilita o entrar em contato com o poder de cada um (...) (ARCURI)


Por que arteterapia? Por que trilhar esse caminho? Por que arteterapia: Um caminho de possibilidades e realizações?
A arteterapia é uma área delineada por expressões advindas da pintura, do desenho livre, da expressão corporal, seja pela dança, pela música, pela arte de interpretar que promovem a integração do SER Total conectado com o cognitivo e o afetivo num corpo que rege as relações com o mundo externo.
 O criativo é o pano de fundo entre a utilização desses recursos artísticos e a produção final, como resultado do proposto e a ação do sujeito sobre os materiais escolhidos para serem utilizados nas oficinas criativas. O criativo aciona canais internos e trabalha no sensório- motor a liberação energética por meio do movimento, no nível perceptual- afetivo a maneira como o sujeito percebe e sente sua interação com diferentes materiais artísticos, no nível cognitivo e no simbólico tornam presente à experiência em sua dimensão conceitual e, no nível criativo, é um elemento que “costura” cada etapa do processo.

Para que Camila vivencie esses níveis são utilizadas as oficinas criativas (Allessandrini, 1996), uma metodologia utilizada para trabalhar com a arteterapia no seu processo de “cura” e onde são trabalhados os materiais artísticos nos diversos níveis citados anteriormente.

No espaço de Ateliê arteterapeutico, o arteterapeuta utiliza os recursos artísticos para acionar o criativo como espaço de (re) significação e elaboração de conteúdos que emergem no trabalho desenvolvido, cada etapa tem seu valor nesse processo, sendo indissociáveis e necessários.

Camila, nas elaborações artísticas, projeta o crescimento dos cabelos que vem sendo nutrido emocionalmente pelas oficinas em arteterapia e esteticamente pela equipe de alunas do centro estética da Universidade Tiradentes, sobre a orientação da Professora Michelle Pacheco. No primeiro desenho denominado NOITE ILUMINADA a árvore se apresentava sem folhagem, tal qual as falhas de seu cabelo e após um mês de intervenção a mandala que reúne os três elementos: Casa, corações e árvore, agora cheia de folhagem, retrata o momento vivenciado por Camila - o crescimento que a faz perceber que novos caminhos podem ser trilhados, onde a casa incolor se enche de cores e corações anunciando um futuro possível, nutrido pela força e possibilidade de crescimento. 

domingo, 15 de junho de 2014

Uma Turma de Psicopedagogos muito especial


Saudade

Palavra que define esse grupo
grupo de futuros psicopedagogos que hoje são profissionais



Atuais, atuantes e sensacionais
Guerreiros, persistentes, vitoriosos e amigos



Muito aprendi e cresci
muita emoção e revelação
troca de experiência, construção e satisfação


Crescemos juntos
Revelando saberes e competências

 Vocês são únicos
Vocês são verdadeiros guerreiros
do saber e do aprender


Um via de mão dupla
onde quem aprende ensina e quem ensina aprende
ensinante e aprendente numa única pessoa


Uma pessoa de possibilidades e realizações
Uma pessoa de desejos e aprendizagem



Uma pessoa em várias outras
 formando uma rede de saberes 
Uma rede de conhecimento
Uma rede de amor e sabor
Sabor de vida
 Sabor com gosto de quero mais


sábado, 14 de junho de 2014

Parceria entre Universidade e Arteterapia promovem saúde e qualidade de vida a paciente com tricotilomania


A professora Michelle Pacheco, professora da UNIT, do curso de Tecnologia em Estética e Cosmético, recebeu durante suas aulas, no Centro de Estética da instituição, o caso clínico de Tricotilomania de uma jovem de 18 anos, que desde os 11 anos sofre dessa doença. Atualmente a Jovem encontra-se em atendimento Psicológico, Arteterapeutico e Psiquiátrico.  


Foram cinco sessões semanais de cuidados específicos para o tratamento capitar, que através de técnicas avançadas, promoveu além do crescimento de áreas atingidas, espaços de ressiginificação de sua imagem e possibilidades de perceber que existem novas soluções para antigos problemas. 


Foram Momento de intercessão entre a arteterapia e o curso de Estética da Unit. O conhecimento é sem fronteiras e proporciona crescimento, abre caminhos e promove belos encontros. Obrigada professora Michelle Pacheco pela oportunidade de buscar soluções para os casos clínicos. Você  e suas alunas fizeram a diferença. 

Aguardem!!!!
Breve divulgo o resultado dessa importante parceria.
Até mais!!!!!

domingo, 8 de junho de 2014

Competências e Habilidades

Confira a diferença entre Competência e Habilidade

EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA: PAZEAR = UM VERBO ESQUECIDO!





EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA ATIVA: PAZEAR = UM VERBO ESQUECIDO!: Paz + Ação = Verbo Pazear Eu pazeio Tu pazeias Ele pazeia Nós pazeamos   Vós pazeais Eles pazeiam   Imagem de Autor Descon...

Cultura da Paz - Textos: OQUE É CULTURA DA PAZAnoção de Cultura da Paz, pr...




Cultura da Paz - Textos: OQUE É CULTURA DA PAZ
Anoção de Cultura da Paz, pr...
: O QUE É CULTURA DA PAZ A noção de Cultura da Paz, provavelmente, tem sido formulada de modo mais compreensível a partir da Resolução...

Comitê da Cultura de Paz: Cultura de Paz através da Educação



Comitê da Cultura de Paz: Cultura de Paz através da Educação: Medidas para promover uma Cultura de Paz por meio da educação: a) Revitalizar as atividades nacionais e a cooperação internacional destin...

sábado, 7 de junho de 2014

AEE - Atendimento Educacional Especializado - Estudo de caso

 Como estudar um caso a partir do Atendimento Educacional Especializado

Trabalho apresentado no Enfope/UNIT

 Educação para Paz, um caminho de possibilidades e realizações.

Conexões entre a Psicomotricidade e Educação

Os slides serão utilizados no curso de Neuropedagogia que será ministrado no dia 31 de julho na Faculdade FAMA/SERGIPE. Muita expectativa!!!!Espero que seja um módulo de troca de experiência e  aprendizado. Em breve posto os resultados das discussões.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...